R e v i s t a . e l e c t r ó n i c a . d e . f i c ç ã o . c i e n t í f i c a . e . f a n t á s t i c o

Imagem e Semelhança

por Carlos Orsi Martinho

conto publicado em 15.06.2002

republicado em 22.01.2004

Nos livros, há coisas escritas num tempo que só noutro tempo fazem sentido. A essas coisas junta-se uma mulher morta e um homem que fala no escuro para criar esta história de FC que pisca o olho a Lovecraft. FC? Ou fantasia?
Leia o conto em:

ISBN: 989-8072-09-1

ISBN (13): 978-989-8072-09-2

Historial

Publicado no fanzine brasileiro SOMNIUM, edição nº 75 de Janeiro de 2000, com o título de Genesis.

O Autor fala sobre a obra

Quando esta história foi publicada no Somnium, não chamou atenção nenhuma — o que eu, pessoalmente, acho uma injustiça, já que tenho um certo carinho pessoal pela história (eu diria que há diversos contos meus que são ou foram ignorados com muito mais razão...).
Quanto à história por trás da história do conto — este nasceu de uma confluência de fatores. Vou enumerá-los, mas me parece que alguns (os dois últimos) funcionam como spoilers. Considerem-se avisados!
Lá vão:
Primeiro, eu havia acabado de me mudar para um prédio de apartamentos, e a forma como os sons viajavam pelo fosso do elevador me fascinou;
Segundo, há anos, no início da adolescência, eu havia lido uma história em quadrinhos (do Super-Homem!) cujo enredo girava em torno da idéia de que os dejetos biológicos deixados por naves alienígenas orgânicas teriam semeado a vida na Terra. Isso me pôs a pensar em linhas, digamos, colaterais...
Terceiro, e último, o projeto Intempol, que me pôs a pensar sobre viagens no tempo (tema que nunca me havia interessado muito, antes) e que aparece na história por vias transversas (bolas, o VIII de Aragón seria quem, afinal? ;-))
 
Carlos Orsi Martinho, Junho de 2002

Gostou deste texto? Ajude-nos a oferecer-lhe mais!

 

Imagem e Semelhança