Submissões
Nota importante
Durante o período de transição do antigo para o novo E-nigma, e até nota em contrário, as submissões encontram-se parcialmente suspensas. Aceitamos artigos, entrevistas, biografias, críticas, etc., mas ainda não aceitamos ficção para o E-nigma geral. Já estamos, no entanto, a aceitá-la para as antologias.
O E-nigma gostaria de revelar novos nomes e de fornecer um local onde nomes já estabelecidos possam manter um contacto regular com o seu público, mas sempre apostando decididamente na qualidade. Procuramos textos de nível profissional, ou quase. Textos que não destoem numa edição em livro.
Aceitamos colaborações nas seguintes condições (caso aquilo que pretende submeter não se enquadre em nenhuma destas categorias, consulte-nos):
- Ficheiros TXT, RTF ou HTML. Não serão aceites ficheiros DOC ou quaisquer outros.
- Ficção original ou já publicada sob qualquer forma. Todas as submissões serão avaliadas, após o que pode acontecer uma de duas coisas: ou a submissão é rejeitada, caso em que se explica ao autor os motivos, ou é aceite, sem prejuízo de sugestões que eventualmente pareçam aconselháveis a fim de melhorar o texto. A rejeição não é definitiva: os textos podem ser ressubmetidos após revisão.
- Críticas a livros ou revistas, de preferência traduções portuguesas, e de preferência acompanhadas por uma imagem da capa. São sujeitas a avaliação editorial nos mesmos moldes da ficção.
- Artigos sobre temáticas relacionadas com o âmbito da E-nigma. Idem relativamente à sua avaliação.
- Ilustrações, em particular capas para os PDFs.
Há ainda a ter em conta duas restrições (que se prendem com a produção dos ficheiros em PDF) quanto ao número de palavras que cada submissão pode conter:
- Submissões de ficção para ser publicada fora das antologias, não podem ter menos de 1000 palavras.
- Submissões de ficção para ser publicada numa das antologias temáticas não podem ter mais de 3000 palavras, salvo se o tema da antologia o justificar (casos em que o limite superior é explicitado na página das antologias).
O âmbito do E-nigma, e portanto das contribuições, é aquilo que há quem conheça como ficção especulativa: a ficção científica, o fantástico, o horror, a fantasia, o surrealismo e tudo o que se encontra entre estes campos.
Pode enviar as contribuições para colabora@ficcao.online.pt.
|