R e v i s t a . e l e c t r ó n i c a . d e . f i c ç ã o . c i e n t í f i c a . e . f a n t á s t i c o

O Telepata Experiente no Reino do Impensável

por Jorge Candeias

conto publicado em 03.09.2001

republicado em 03.09.2003

Algures entre a ficção científica e o horror, este conto nasce da raiva impotente perante uma situação bem real. Algures, na Terra, homens derramam o sangue do seu semelhante. Algures, no espaço, outros observam. Mas que acontece quando o nível de violência ultrapassa o tolerável?
Leia o conto em:

ISBN: 989-8072-07-5

ISBN (13): 978-989-8072-07-8

O Autor fala sobre a obra

Este conto começou a nascer durante a campanha de assassínio e destruição perpetrada pelo exército indonésio e milícias pró-integração contra o território e povo de Timor Leste, logo a seguir à esmagadora vitória eleitoral dos independentistas, no fim de 1999.
Dias mais tarde, uma insónia pôs-me de péssimo humor. Acabei sentado ao computador e escrevi uma primeira versão do conto com mil e tal palavras. Chamei-lhe O Último Grau do Horror porque era assim que via o genocídio que se executava em frente dos meus olhos, mais ou menos em directo, pela televisão, sem que eu pudesse fazer nada para evitá-lo ou, sequer, atenuá-lo.
É, portanto, um conto filho da raiva, da impotência e de uma situação muito concreta no espaço e no tempo.
Enviei o rascunho grosseiro (porque era isso que ele era então) para a lista de correio electrónico que nessa altura estava ligada à Simetria e que hoje é a ficcao-cientifica@yahoogroups.com. E depois, esqueci-o.
Até que o Luís Filipe Silva resolveu organizar o concurso de contos do Eventos, em Abril de 2000. Nessa altura andava eu afanosamente a preparar dois contos para submeter ao concurso da Simetria, e, como os prazos limite dos dois concursos eram muito próximos, não ia ter tempo para escrever qualquer coisa de raiz para o do Eventos. O João Barreiros convenceu-me, mesmo assim, a participar e eu lembrei-me do Último Grau. Peguei nele, desenvolvi melhor os ETs (que na primeira versão eram apenas um esboço) para que aquilo se parecesse mais com FC, corrigi a linguagem aqui e ali, mudei-lhe o título e enviei-o, convencido de que ia só marcar presença no concurso.
Acabei por ganhar uma menção honrosa, com grande surpresa minha. E a seguir à publicação no Eventos, o diabo do conto tomou vida própria e desatou a meter-se em sarilhos...
Mas também me trouxe coisas boas, como qualquer filho traquinas.
 
Jorge Candeias, Setembro de 2001

Gostou deste texto? Ajude-nos a oferecer-lhe mais!

 

O Telepata Experiente no Reino do Impensável

Jorge Candeias escreveu:

 

Sally

Edições Colibri

2002

(leia a crítica de Octávio Aragão)

 

Desconhece-se o Paradeiro de José Saramago

Jorge Candeias organizou:

O Planeta das Traseiras

e escreveu a introdução e os contos:

O Caso Subuel Mantil

No Vento Frio de Tharsis

Artigos de Jorge Candeias

Críticas de Jorge Candeias

Entrevistas de Jorge Candeias

Jorge Candeias - página de autor