Glossário das Histórias Alternativas e Realidades Alternativas
por Ernesto e Tânia Nakamura
artigo publicado em 02.01.2002
republicado em 01.09.2003
Nota prévia: Estamos traduzindo livremente e adaptando um artigo de Keneth Hite em http://www.sjgames.com/pyramid.
Ah, e o tom é de ironia...
ANACRONISMO: Uma prova de que não estamos em NLT. Como tudo está relacionado com tudo, a partir do Ponto de Divergência a árvore cultural criou diferentes ramos, flores e frutos (tecnologias, artes e mentalidades). Dão cores pitorescas ao ambiente e provam a imaginação do autor. Podem ser sutis (vestimentas diferentes, outras morais sexuais) ou radicais (escravidão negra no século XXI, uma realidade sem automóveis). Para autores com falta de imaginação, sugerimos algum livro do tipo "a vida cotidiana em ***" e trocar os nomes dos Impérios e personagens.
ANACROTECNOLOGIA: Como no Anacronismo, dá cores pitorescas ao ambiente e prova a competência do autor. Estão em moda "Steamtech", tecnologias do século XIX em caminhos não trilhados: computadores a vapor, tanques a vapor, Zeppelins a vapor... Outra tecnologia interessante para surpreender os leitores é dar usos inesperados a máquinas pneumáticas / hidráulicas. Para os fãs dos filmes de 1950-60, recomendamos carros atômicos, aviões atômicos, trens atômicos... Mas não canse o leitor com excessos de descrição! Você escreve para seres humanos, não para engenheiros.
AULA DE HISTÓRIA: Inevitavelmente ocorre uma aula de história, uma conversa entre intelectuais ou escritores de ficção, explicando exatamente o Ponto de Divergência. Geralmente discutem como seria um mundo diferente que misteriosamente parece o nosso. "Imaginemos, Honrado Mo-ti, como seria o mundo se Sung não tivesse anexado [a Europa]? Será que os cidadãos do Ocidente teriam Descoberto [a América]? - Dificilmente, caro HsieSsu: Os cidadãos ocidentais são notoriamente incapazes de se unirem em um Império Pacífico: mesmo que chegassem à [América], seria apenas por acidente, não por exploração metódica e não a colonizariam de modo racional: Apenas exportariam suas guerras tribais para lá... Mas porque desperdiças teus pensamentos com essas impossibilidades?"
BOMBA: Sempre tem Alguém construindo, espionando, impedindo, explodindo, usando. Se a Bomba não é inventada, também temos que justificar sua inexistência. Pode ser também o Ponto de Divergência: "Em 1949, graças ao gênio de Patton e às Bombas Atômicas, extirpamos o câncer comunista do mundo...".
CAUSA PERDIDA: E se X tivesse vencido?; X Superpotência; Império X mundial. O autor costuma demonstrar muita simpatia pela Causa Perdida, às vezes violando a Credibilidade. O Tema E se os Confederados tivessem vencido é mais que uma causa perdida: É uma praga literária nos EUA. Só perde para E se os Nazistas tivessem vencido. Aconselhamos os novos autores a evitarem este último tema, primeiro por ser muito batido e segundo, se o autor revelar excesso de afeição pelo tema, pode ter certos problemas legais. São exemplos típicos: Lituânia Superpotência, Roma Eterna, Império Mundial Chinês...
CONHECIMENTO: Mais valioso que armas, ferramentas, remédios, ouro, o que faz a diferença do Visitante. Viajantes do Tempo possuem a vantagem de conhecer o futuro, além das Invenções. Este conhecimento altera o futuro, não importando detalhes menores como Ideologia, Anacronismo ou intolerância contra estrangeiros. Assim, com um conhecimento mínimo de táticas aprendidas no jogo de paintball, o Visitante torna-se Napoleão. Ou lembrando das aulas de química do seu colégio, produz pólvora, alcool, ácido nítrico e TNT, ou salva o Rei da morte, dando-lhe uma compressa de fungos macerados (penicilina)... para não forçar a Credibilidade, o autor não deve dar muitos Conhecimentos aos Visitantes.
CREDIBILIDADE: É tudo. E não é realismo, mas tem que ser convincente. Pelo menos, sedutor o bastante para impedir que o leitor jogue o livro fora ou, pior, nem o compre, causando a pobreza do autor.
DESCOBERTA DA AMÉRICA: Este evento, que em NLT precisou de um capitão fanaticamente determinado (e errado), uma tripulação habilidosa (e muito corajosa / teimosa / estúpida) e Muita Sorte, parece ser muito mais simples nas RA: Ela sempre ocorre, não importando o nível tecnológico, as condições políticas, as necessidades econômicas, a resistência dos Indígenas... Em algumas RA, é o Ponto de Divergência. Em outros, o Epílogo: "No terceiro ano do governo do Imperador Maximus Hindico, General Magnus de Skandia rumou sua frota de Hermética Navis (navios a vapor) para oeste e descobriu Nova Terra (América)"
DESTINO: Concessão da Credibilidade ao autor, para manter a RA reconhecível, demonstrar a justiça da Causa Perdida e não cansar demais o leitor (e o autor) com excessos de explicações: "Tudo é igual nesse mundo, exceto que o papel dos Japoneses foi representado pelos Indonésios". Ingrediente perigoso, pois alguns leitores puristas podem acusar o autor de preguiça.
EPÍLOGO: Algo grandioso, para encerrar uma história. Algumas vezes, é o Ponto de Divergência, geralmente o triunfo da Causa Perdida. "Três anos depois, Shin Huang-Ti começou a colonização da América"; "E centenas de naves se projetaram ao espaço, para disseminar as sementes da Raça Superior"; "Finalmente encontrámos uma planeta habitável, e iniciámos a ocupação de nosso novo lar, que seus antigos ocupantes chamavam 'Terra'".
FAMOSO PERSONAGEM SECUNDÁRIO: Não importa o quanto a história seja alterada, sempre encontramos algum personagem famoso de NLT na RA, igualmente famosos, mas diferente (Alvarez Cabral descobrindo a América) ou nem tão famoso nesta RA: Rainha Vitória como uma governadora da província da Inglaterra do Grande Império Azteca/Mongol.
GUERRA MUNDIAL (ou As Guerras Mundiais): Dão tempero à Aula de História, definem as Ideologias e pintam o Mapa. Costumam ser ainda mais espetaculares que as nossas.
IDEOLOGIAS: Geralmente as ideologias são bem mais simples, distribuídas por Impérios bem determinados, para pintar um Mapa com poucas cores. A Aula de História costuma dizer quem são os bons e quem são os maus.
INVENÇÕES: Algumas vezes, Pontos de Divergência, geralmente inventados por Visitantes. O mais comum é pólvora mas, dependendo do nível tecnológico, também telescópios, imprensa, clipes de papel... Relacionados com Anacrotecnologia, claro...
IMPÉRIOS: Sempre existem, maiores, mais duradouros (às vezes Muito duradouros) e, mesmo decadentes, ainda tem tempo de Descobrir a América e estabelecer uma pequena colônia, geralmente na América do norte, lar do autor (e da maioria dos leitores)...
IMPÉRIO BRITÂNICO: Uma Causa Perdida, Um Império, Um Líder (rainha Vitória), uma Ideologia (vitorianismo) e Mapa (quase todo o Mundo), uma tecnologia: trens e navios a vapor. Muito popular em certos países.
INDÍGENAS, Índios americanos: Diferente de nossa Realidade, em Outras Descobertas da América, os indígenas são altamente adaptáveis, construindo rapidamente Impérios, Causas Perdidas e Anacrotecnologia.
JUDEUS: Sempre estão nas RA. Como personagens, vitimas ou na Aula de História.
LÍDER: Alexandre, HuangTi, César, Carlos Magno, Gengis Khan, Nobunaga... O Império depende do Líder, define a Ideologia, é um popular criador de pontos de divergência. Embora existam muitos Líderes, as leis da Credibilidade pedem para citar apenas um Líder como Ponto de Divergência: Se X soubesse jogar cricket...
LINHA TEMPORAL: Outra fixação de certos autores, uma crônica de como Aquilo deu Nisso. Alguns autores a consideram obrigatória. Alguns leitores, também. Mas não exagere nos detalhes: Seus leitores são humanos, não historiadores.
MAPA: Complemento muito comum à Aula de História, mostrando os Impérios, em cores vivas. Alguns autores adoram colorir Mapas.
NAZISTAS: Causa Perdida bem popular: Tem Líder, são malignos, usam uniformes legais, querem conquistar um Império, possuem Ideologia, pintam Mapas e desenvolvem Anacrotecnologias: Zeppelins, Foguetes, Drogas...
NLT: Nossa Linha Temporal, ponto de referência para viajantes ( Visitantes) a realidades alternativas e viagens no tempo. Geralmente é a realidade do Visitante e do Leitor.
PONTO DE DIVERGÊNCIA: Onde mudou, a causa, porque esta linha temporal é diferente de NLT. É de bom-tom ter apenas um ponto de divergência, e este tem que ser explicado, em algum lugar do livro, geralmente na Aula de História. Não pode atentar contra a Credibilidade.
PRAGA: Uma pandemia que altera a história. Às vezes Ponto de Divergência. Geralmente utilizado para autores escreverem realidades simplificadas, onde somente Eles sobreviveram: "Devido à Peste Amarela, as populações do velho continente foram devastadas, dando chance aos aztecas...", ou para justificar sua Causa Perdida: "Em 1890 aconteceu o inevitável: As cidades européias, superpovoadas pela revolução industrial foram desvastadas pela nova emergência da Febre Chinesa. Um terço dos europeus pereceu, atrasando a industrialização em 50 anos, permitindo a X uma chance..." Autores mais recentes devem explicar ao leitor, pela Credibilidade, porque nossos Visitantes não transportam Pragas: gripe, varíola, tuberculose, rubéola, AIDS...
VIAGEM ESPACIAL, Viagem à Lua: Como a Bomba, elemento quase obrigatório em RA, como Ponto de Divergência, prova da vitória da Causa Perdida ou um bom Epílogo.
VIAGEM NO TEMPO: A causa e a cura das Realidades Alternativas. Limitada pela Credibilidade.
VISITANTE: Do tempo ou de Outra Realidade (geralmente de NLT). É o personagem que percebe os Anacronismos, a Anacrotecnologia, assiste a Aula de História, possui Conhecimentos, e é até mesmo o Ponto de Divergência. Também chamado herói.
ZEPPELIN: Anacrotecnologia. Uma praga das RA, uma das primeiras provas ao Visitante de que ele não está mais no Kansas.
Gostou deste texto? Ajude-nos a oferecer-lhe mais!
|